Mega de Café

A situação de atualização do Windows 11 fica cada vez mais confusa

Mesmo se você puder instalar, muitos usuários ainda poderão ser informados que seus computadores não são bons o suficiente.

Em junho de 2021 o The Verge, escreveu que o Windows 11 deixará milhões de PCs para trás, aparentemente porque seus processadores não são tão novos e completos como a Microsoft gostaria.

A poucos dias, a Microsoft revelou uma mudança de plano para o The Verge: tecnicamente não vai abandonar aqueles milhões de PCs, porque você poderá instalar manualmente o Windows 11, com uma ISO, em tudo o que quiser. A empresa também estendeu sua lista oficial de compatibilidade de CPU para um grupo de processadores de Workstation Xeon mais caros da Intel e sua linha mais cara de CPU Core X para desktop – e, estranhamente, o chip Intel menos potente que foi lançado em seu Surface Studio 2, então não mais tempo tem que defender a ideia de abandonar um produto carro-chefe que ainda continua vendendo novo.

Mas embora possa parecer que a Microsoft está abrindo as porteiras, a realidade confusa das atualizações do Windows 11 não mudou tanto quanto você pode imaginar. Embora os jogadores de PC DIY, administradores de TI e outros usuários mais avançados possam realizar uma instalação limpa do Windows 11 em hardware existente há anos, isso não é nada encorajador.

Em primeiro lugar, e talvez o mais importante, a Microsoft informou ao The Verge, depois de publicar esta história, que se o seu computador não atender aos requisitos do sistema, ele pode não ter direito a atualizações do Windows, mesmo as de segurança. Eles ainda estão pedindo esclarecimentos à Microsoft sobre isso agora. Mas, em segundo lugar, ainda parece que a Microsoft vai encorajar milhões de pessoas a substituir seus PCs com Windows em perfeito estado.

Mas quanto pior é pior? A Microsoft faz com que pareça muito ruim no início, escrevendo que viu 52% mais travamentos do modo kernel (também conhecido como o infame BSOD – famosa tela azul) ao testar sistemas que não tinham a especificação mínima – enquanto as máquinas que correspondiam a isso tinham 99,8% livres de travamentos. Mas se você fizer as contas, significa que estamos indo de uma chance de 2 em 1.000 de um BSOD para uma chance de 3 em 1.000. Essa quantidade adicional de tempo de inatividade pode não ser aceitável para um administrador de sistemas gerenciando milhares de computadores mais antigos, mas provavelmente seria uma história diferente para a pessoa média que só compra um novo PC a cada quatro ou seis anos.

Conforme outro artigo publicado pelo The Verge, a Microsoft tem alguns motivos de segurança válidos para insistir em requisitos de hardware mais rigorosos, como TPM 2.0, especialmente de seus parceiros de laptop e desktop. A empresa foi alvo de alguns ataques e gostaria de evitar mais mas só tem um certo poder sobre a indústria de PC para se certificar de que os recursos de segurança estão realmente ativados. A Microsoft exigiu tecnicamente o TPM 2.0 desde julho de 2016.

Nada disso será um problema para aqueles que simplesmente comprarem um novo computador com uma cópia pré-carregada do Windows 11. Mas esse é o ponto – agora que a Microsoft revelou que não está realmente restringindo o Windows 11 a esses recursos de segurança, a lista de CPU suportada parece ainda mais como um presente para a Intel e os fabricantes de PC na forma de vendas extras de computadores (onde a Microsoft lucra com cada licença do Windows 10) do que um jogo de segurança ferrenho. E será uma pena, especialmente para o meio ambiente, se as pessoas acabarem trocando PCs perfeitamente capazes de rodar o novo sistema operacional por um novo PC.

Como especialista em segurança (e ex-analista de inteligência de ameaças da Microsoft) Kevin Beaumont colocou no início deste ano, as motivações da empresa são questionáveis:

In the middle of a pandemic when orgs are hurting, with a global chip shortage, MS are trying to get people to replace things for security reasons that are questionable.
Buy a Surface? No. Make a better OS.

Kevin Beaumont

No meio de uma pandemia, quando as organizações estão sofrendo, com uma escassez global de chips, a MS está tentando fazer com que as pessoas substituam as coisas por razões de segurança que são questionáveis.
Comprar um Surface?

Não. Faça um sistema operacional melhor.

A Microsoft está prestes a empurrar muitas pessoas para comprar um novo computador neste outono, e os fabricantes de PCs ficarão muito felizes em ajudar. Eu só me pergunto como a Microsoft vai lidar com isso com o passar do tempo: quando se trata de promover seu próprio navegador Microsoft Edge, ela desrespeitou repetidamente as escolhas de seus próprios usuários com atualizações forçadas do Windows.

Fonte: https://www.theverge.com/22643275/windows-11-upgrade-system-requirements-pc-health-check