Mega de Café

iOS 15 dará aos médicos a possibilidade de consultar os dados do app Saúde

Os dados de saúde se preparam para estrear em uma nova jornada.

Com o lançamento do iOS 15 hoje, alguns usuários do iPhone terão a opção de compartilhar os dados de seu aplicativo de saúde diretamente com seus médicos por meio de seus registros médicos eletrônicos. Seis empresas que fazem o registro destes dados estão participando do lançamento inicial, e algumas delas dizem que os médicos e consultórios estão ansiosos para começar a usar o recurso.

As pessoas que usam a opção podem usar a nova função de compartilhamento no aplicativo Saúde para permitir que seu médico veja dados como a frequência cardíaca e o tempo gasto com exercícios, coletados por meio do aplicativo Saúde. Isso pode ajudar os médicos a ficarem de olho nas métricas que podem ser relevantes para a saúde do paciente, sem que o paciente tenha que dar um passo extra para compartilhar manualmente as informações.

A empresa de registros eletrônicos de saúde Cerner, que controla cerca de um quarto do mercado de registros, é uma das empresas no lançamento. No momento, todas as organizações de saúde que usam os registros da Cerner precisam equilibrar o tempo gasto na implementação de novas ferramentas e o tempo gasto no gerenciamento de surtos de COVID-19, disse Sam Lambson, vice-presidente de interoperabilidade da empresa, em um e-mail para The Verge. Mas eles estão interessados ​​no recurso, diz ele. “Depois que nossas organizações clientes viram uma demonstração e a compreenderam, as questões são principalmente em torno da rapidez com que podem implementá-la”, disse Lambson.

Um pequeno número de grupos de saúde que usam prontuários eletrônicos por meio do Allscripts, que também faz parte do lançamento, já estão usando o recurso como parte de uma fase de teste, afirma Tina Joros, gerente geral e vice-presidente da empresa. Eles podem usá-lo com alguns pacientes selecionados. “Eles têm toda a tecnologia instalada e, quando estiver disponível para os pacientes, eles podem começar a promovê-la para a população de pacientes”, diz ela.

Um desses grupos de teste está especialmente animado com a nova capacidade de ver os dados do paciente a partir de um monitor de pressão arterial em casa, diz Joros. Os médicos dessa prática médica geralmente recomendam uma determinada marca de manguito de pressão arterial aos pacientes que desejam monitorar entre as consultas. Essa braçadeira já sincroniza com o app Saúde. Portanto, se os pacientes optam por compartilhar os dados, os médicos são capazes de rastrear diretamente as leituras de pressão arterial, em vez de depender dos pacientes para compartilhá-los manualmente. “Isso realmente ajuda os dados a se fecharem”, diz ela.

Daniel Kivatinos, cofundador e diretor de operações da empresa de registros de saúde DrChrono, diz que ouviu comentários semelhantes de provedores de saúde sobre o recurso do aplicativo Health. “Um de nossos clientes, o fornecedor, está entusiasmado com a possibilidade de fazer o monitoramento remoto de pacientes”, diz ele.

Embora os dados fornecidos por dispositivos vestíveis e outros aplicativos de saúde possam ser úteis, os médicos costumam dizer que estão preocupados com a sobrecarga de informações. Joros, da Allscripts, diz que o layout do painel dentro do registro de saúde da Apple pode ajudar a tornar o fluxo de informações menos opressor. O padrão é fornecer uma visão geral das tendências no aplicativo Saúde de um paciente. Os médicos têm a opção de ver mais detalhes, mas não precisam. “Tivemos uma boa reação tanto dos testadores de nossos clientes quanto de nossa equipe interna de médicos”, diz ela. “Ambos gostaram da forma como os painéis foram dispostos para ajudar a reduzir esse fardo.”

DrChrono planeja implantar o recurso do aplicativo Health para um primeiro conjunto de usuários iniciais antes de expandir gradualmente para sua base de clientes completa, que inclui cerca de 4.000 práticas médicas. A empresa pode rastrear a frequência com que o recurso é usado, e Kivatinos diz que planeja coletar dados sobre quantos pacientes acabam compartilhando suas informações de aplicativo de saúde no registro de saúde.

Allscripts planeja coletar dados semelhantes também. A empresa será capaz de ver exatamente quantos pacientes usam o recurso, diz Joros. Ela espera que o uso aumente gradualmente da mesma forma que o outro programa de registros de saúde da Apple, que foi lançado em 2018 e permite que os pacientes extraiam dados de seus registros de saúde em seus iPhones. “Vimos o uso aumentar consistentemente”, diz ela.

Fonte: The Verge