Mega de Café

Cientista que já estudou com livros do lixo busca hoje tratamento para asma

Recentemente o Uol publicou uma reportagem sobre uma cientista brasileira que que busca novos tratamentos para a asma em sua pesquisa de doutorado. Veja abaixo um trecho da reportagem.

Quando era criança, uma das brincadeiras favoritas da cientista Dayene Caldeira, 28, era pesquisar as características das doenças e explicá-las para os adultos. O material de consulta eram livros que ela e a avó encontravam no lixo, enquanto recolhiam recicláveis para ajudar no sustento da família, que morava na periferia do Rio de Janeiro.

“Minha avó não sabe ler, mas sempre acreditou na educação. Toda vez que encontrava um livro, ela me dava. Foi assim que eu aprendi inglês e que me apaixonei pela área da saúde”, conta a pesquisadora.

Com apoio também da mãe, que era cobradora de ônibus, Caldeira se formou em fisioterapia, fez mestrado e agora está no doutorado em ciências biológicas no Laboratório de Investigação Pulmonar da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde pesquisa uma técnica que, com uso de células-tronco, tem o objetivo de fazer a regeneração dos pulmões de pacientes com asma.

Veja a reportagem completa no site do Uol.

Fonte: Uol Tilt